Etiqueta de Eficiência Energética aplicado da Construção Civil – Setor Residencial

01/08/2011 at 15:56 Deixe um comentário

Vertes marca presença com mais uma assessoria em eficiência energética – Lançamento Nacional da Etiqueta de Edificações Residenciais

Condomínio fechado Atlântida, empreendimento residencial da construtora Rossi, localizado em Xangri-lá-RS: recebeu a etiqueta da Edificação Multifamiliar e 8 etiquetas de Unidades Habitacionais Autônomas (UHs), uma para cada apartamento, totalizando 952,00 m².

O documento de Requisitos Técnicos da Qualidade de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R) é um documento bastante detalhado e especifica os diversos requisitos técnicos para iluminação e ventilação naturais e aquecimento de água, bem como métodos para classificação de edifícios residenciais quanto à eficiência energética. O reconhecimento quanto à eficiência energética das construções é feita por meio do selo PROCEL EDIFICA, no qual se trata da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) para residências e edifícios multifamiliares, iniciativa do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pela Eletrobrás e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Os desempenhos da fachada e da cobertura são avaliados em cada ambiente separadamente, sobretudo nos de permanência prolongada, como salas e quartos. Os pré-requisitos de transmitância térmica, capacidade térmica e absortância solar das paredes externas e coberturas de ambientes de longa permanência devem ser atendidos, ainda de acordo com a zona bioclimática em que a edificação se localiza.

O RTQ-R detalha ainda os requisitos de ventilação natural e estabelece percentual de áreas mínimas de abertura em relação à área de piso dos ambientes. As unidades devem possuir ventilação cruzada, proporcionada pelas aberturas externas e internas. Assim, o projeto de ventilação natural deve promover condições de escoamento de ar entre as aberturas localizadas em pelo menos duas diferentes fachadas (opostas ou adjacentes) e orientações da edificação, permitindo fluxo necessário para atender as condições de conforto e higiene. Como pré-requisito para obtenção do nível A, os ambientes de permanência prolongada devem-se garantir condições de ventilação controlável, com proteção à chuva e segurança.

Essa ventilação deve dar ao usuário a opção de utilizá-la quando necessário, permitindo regulagem de fluxo. Para se ter uma idéia dos critérios, o não atendimento desse pré-requisito, por exemplo, implica a obtenção de, no máximo, nível B no equivalente numérico da envoltória.

Com relação à iluminação natural em ambientes de permanência prolongada, para obter o nível A, esta deve ser garantida por uma ou mais aberturas para o exterior. A soma das áreas de abertura para iluminação natural deve corresponder a, no mínimo, 1/8 da área do piso. Para esse cômputo é considerada apenas a área passível desobstrução total, excluindo caixilhos. O não atendimento a esse pré-requisito também implica na obtenção de nível B na envoltória. Para conseguir nível A nas cozinhas, banheiros, áreas de serviço/lavanderia, com exceção dos lavabos, a iluminação natural deve ser garantida por uma ou mais aberturas para o exterior. A soma das áreas de abertura para iluminação natural desses ambientes deve corresponder a no mínimo 1/10 da área do piso.

Entry filed under: Construção Sustentável, Eficiência Energética, Etiqueta INMETRO, Sustentabilidade. Tags: , , .

Etiqueta de Eficiência Energética aplicado da Construção Civil – Setor Comercial Casa Átrio – Análise de Eficiência Energética – Florianópolis/SC – Parte 1

Comente este artigo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Blog Vertes
O Blog Vertes compartilha ações integradas de sustentabilidade entre empresas, consultores, estudantes e interessados na área de sustentabilidade em edificações.

Posts recentes

Acesse o website da Vertes
Curta nosso Facebook
Siga nosso Twitter

%d blogueiros gostam disto: