Casa Átrio – Análise de Eficiência Energética – Florianópolis/SC – Parte 1

03/08/2011 at 0:41 Deixe um comentário

Casa Átrio

Arquitetura: FAUST■SALVAGNI

Autor: Arq. Eduardo Faust

Localização: Jurerê, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Área do terreno: 450.00 m²

Área construída: 450.00 m²

Ano do projeto: 2008-2009

Fotografias: Romulo Ceretta

Destinada a abrigar uma família grande, a proposta exigiu um programa de necessidades com duas questões fundamentais que poderiam ser conflitantes: projetar um espaço coletivo, que maximizasse o contato da usuários e visitantes, juntamente com cinco suítes.

Com isso, foi criado um espaço central que englobou estar, jantar e biblioteca, no qual foi pensado como um átrio central que se comunica com os demais cômodos, sendo eles: cinco suítes, cozinha, varanda [térreo] e sacada [pavimento superior].

O layout permitiu criar uma passarela interna ligando os volumes da residência, excluindo os tradicionais corredores. Ainda, a passarela tornou-se a fonte de iluminação artificial do ambiente e tratada como principal elemento de composição, com vigas metálicas, vigotas de madeira e piso de vidro com luminárias.

O posicionamento privilegiado do lote garantiu destaque à obra por expor as três faces do terreno à paisagem urbana. Esta “esquina dupla” propiciou o melhor aproveitamento da ventilação, insolação e permite o contato visual dos usuários com o exterior.

A iluminação natural e ventilação foram otimizadas com grandes aberturas na fachada leste, mas protegidas por brises [dormitórios] e aberturas minimizadas na fachada oeste.

O objetivo de uma conexão dos espaços “privativos” com um grande espaço coletivo foi alcançado com uma relação espacial e visual, onde os volumes destes espaços foram desenhados para que fossem identificados individualmente a partir do átrio central. O próprio átrio central ganha um desenho irregular buscando a integração com a área externa coberta. Como um todo, a geometria complexa da obra propicia estas relações, além de responder a necessidade volumétrica, cuidadosamente desenhada para atender as exigências do local de intervenção.

Entry filed under: Arquitetura Bioclimática, Construção Sustentável, Eficiência Energética. Tags: , , , , .

Etiqueta de Eficiência Energética aplicado da Construção Civil – Setor Residencial Casa Átrio – Análise de Eficiência Energética – Florianópolis/SC – Parte 2

Comente este artigo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Blog Vertes
O Blog Vertes compartilha ações integradas de sustentabilidade entre empresas, consultores, estudantes e interessados na área de sustentabilidade em edificações.

Posts recentes

Acesse o website da Vertes
Curta nosso Facebook
Siga nosso Twitter

%d blogueiros gostam disto: