Projeto sustentável

28/10/2011 at 15:56 Deixe um comentário

Um projeto sustentável deve ser ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável, envolvendo com isto muitas variáveis, entre as quais a seleção dos materiais se destaca como uma das principais premissas. Alguns aspectos principais sobre o uso dos materiais que podem ser destacados na dimensão ambiental são:

  • Reuso da edificação
  • Gestão de resíduos da construção
  • Reuso e recursos
  • Conteúdo reciclado
  • Uso de materiais regionais
  • Materiais de rápida renovação
  • Uso de madeira certificada
  • Uso de materiais de baixa emissão de gases

O Edifício Sustentável incorpora uma vasta gama de práticas e técnicas para reduzir ou eliminar o impacto dos edifícios ao meio ambiente, dentre elas, a especificação de materiais “verdes”.  Os materiais tipicamente considerados “verdes” incluem materiais renováveis como o bambu e a palha, madeira certificada, pedra, metal reciclado, e outros produtos que são não-tóxicos, reutilizável, renovável ou reciclável. Os materiais de construção devem ser extraídos e manufaturados localmente para minimizar a energia embutida em seu transporte.

Materiais de baixo impacto ambiental são usados sempre que possível: por exemplo, o isolamento pode ser feito com materiais de baixa emissão de componentes orgânicos voláteis (contaminantes do ar interno que possuem odor, que causem irritação e/ou são prejudiciais para o conforto e bem-estar dos instaladores e ocupantes). Pinturas orgânicas ou a base de água podem ser usadas.

Materiais de demolição e reciclados são também usados quando apropriado. Quando edifícios velhos são demolidos, frequentemente peças de madeira pode ser reciclada, renovada, e vendida como assoalho. Outras partes são também reutilizadas, como portas, janelas, vigas e peças de metal, reduzindo assim o consumo de itens novos. Quando possível, alguns materiais podem ser retirados do local, por exemplo, se uma nova estrutura está sendo construída em uma área verde, a madeira das árvores que tiveram que ser cortadas pode ser reutilizada na construção.

Destacam-se alguns materiais e tecnologias sustentáveis, nos quais serão descritos na sequência de alguns posts. Aguarde!

Entry filed under: Sustentabilidade. Tags: , , .

Capacitação em ETIQUETAGEM para o setor comercial Materiais e tecnologias mais sustentáveis – Parte 1

Comente este artigo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Blog Vertes
O Blog Vertes compartilha ações integradas de sustentabilidade entre empresas, consultores, estudantes e interessados na área de sustentabilidade em edificações.

Posts recentes

Acesse o website da Vertes
Curta nosso Facebook
Siga nosso Twitter

%d blogueiros gostam disto: